-
Arquitetos: Cristián Izquierdo Lehmann
- Área: 215 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Alberto Browne
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa está localizada num subúrbio a 20 minutos do centro de Santiago, num terreno plano de 2500 m² sem colinas e edifícios próximos. Sua principal característica é a quantidade de céu visível e sua orientação, condizendo com os pontos cardiais. O projeto propõe um pavilhão em torno de um pátio cuja configuração interna traça o terreno circundante.
O pavilhão tenta maximizar a possibilidade de circulações e a permeabilidade visual entre as áreas comuns, as agrupando frente ao exterior e aos demais interiores simultaneamente, ao redor de um centro aberto ao céu. O traçado, no entanto, busca dividir o pavilhão e o terreno em distintas partes segundo sua melhor orientação.
O pavilhão é uma grelha de nove quadrados aberta para seus quatro lados, estruturada por 16 pilares metálicos, com um pátio envidraçado ocupando o módulo central. O traçado consiste em 6 paredes de alvenaria dispostas perpendicularmente aos vértices do pátio, apoiando a cobertura e separando a casa em distintas áreas que continuam para o exterior, definindo o jardim em relação aos interiores.
Este projeto caracteriza simultaneamente cada peça, a casa e o entorno como um conjunto de atributos similares, a partir de uma série de relações arquitetônicas internas. Sua configuração busca aplicar a menor quantidade de diferenças à maior quantidade de partes, de modo que cada tributo distinto se destaque como singular.